20 de abril de 2021

30 antes dos 30 - 30 dias sem carne e sem açúcar

A princípio, era para ser apenas uma semana, mas quis aumentar o desafio para um mês sem carne e sem açúcar. Ficar sem pensar em doces é algo muito difícil pra mim, eu penso nisso o tempo todo, principalmente a tarde, que é a hora que bate aquela vontade de comer algo com açúcar, nem que seja uma bala.
Na verdade, eu pensei que seria pior do que foi, primeiramente ficar sem carne é algo totalmente possível e ao longo desse um mês eu consegui aprender a variar os preparos dos legumes e dar lugar a criatividade.
Eu realmente cortei tudo o que vai açúcar: ketchup, extrato de tomate, sucos e iogurtes.
Passei a comer mais frutas, a fazer suco verde logo pela manhã, tomar chá sem açúcar, e aquela dependência de doces foi acabando.
Ah.. até aprendi e fazer meu próprio leite de coco, e foi muito satisfatório, aprendi com a Juliana, do Comida Saudável Para Todos.

Então vou compartilhar algumas opções de receitas com vocês.

Variar o jeito que consumimos os alimentos nos faz abrir um leque de combinações que não nos deixa enjoar deles. E o abacaxi com raspas de limão se tornou meu lanchinho favorito para esquecer um pouco do doce. E o vinagrete de morango é um ótimo acompanhamento para o almoço, a receita é do site Panelinha.


Eu amo milho de todas as formas, mas essa tem sido minha preferida; uso a receita de viradinho de milho verde, da Rita Lobo, e acrescento mais farinha de milho flocada pra virar farofa de milho.
Aprendi uma nova paixão nesse tempo que foi assar legumes. E o ratatouille tem sido uma ótima opção para comer a maior variedade de legumes possível. A receita original é mais simples, mas eu gosto de forrar a assadeira com molho de tomate e colocar berinjela, abobrinha, tomate, pimentão, cebola e cenoura. E as vezes ainda dá para ralar um queijo por cima e deixar dar uma douradinha nele, porque a mineira aqui ama colocar queijo em tudo.
O ceviche de manga é uma receita super simples de ser feita e que é bem refrescante para dias ensolarados. A receita é do site Flamboesa.


A batata rosti  é uma ótima opção para dias de preguiça porque é rápida de ser feita, a recita, pra variar é da Rita Lobo. Outras opções legais são tabule, lentilhas com curry, abobrinha refogada, mandioca frita, couve ou vinagrete.

Espero mesmo que essa mudança vire um hábito.

17 comentários:

  1. Adorei o desafio. Para mim seria um desafio imenso e incrível. A Rita Lobo realmente tem muitas receitas bacanas e interessantes. Aqui em casa sempre estamos fazendo alguma receita dela.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Que receitas (e adaptações) maravilhosas Aline! Acho que, para mim, ficar sem comer doces seria pior do que ficar sem comer carne, sabia? Amo um docinho, apesar de não comer muito. Mas super dá para ser feliz com alimentos naturalmente doces, como frutas (e até mel!).

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  3. Esse post me fez lembrar como a minha alimentação está me deixando desde contente, quero melhorá-la fazer algumas saladas criativas, não tenho gostado de estar consumindo poucos legumes

    ResponderExcluir
  4. Que legal!
    Tenho retesa que virará hábito! Queria muito parar de comer carne também, quem sabe um dia consigo!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A Rita Lobo tem receitas incríveis, fico feliz por você conseguir parar com carne e açúcar.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Quanta comida gostosa e bonita, adoro foto de comida hahaha!
    Eu já pensei em ficar um tempo sem comer carne ou açúcar, mas eu amo doces e sei lá, não quero não comer. Já carne eu acho que ficaria tranquila sem comer por um mês, mas como moro com meus pais e tals eu não consigo controlar a alimentação de um jeito tão equilibrado. Mas ainda quero ficar sem carne durante a quaresma, de forma intencional. É um objetivo, quem sabe ano que vem eu não faça hehe.
    Ótimo post e adorei as receitas.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu não consigo me ver fazendo esses desafios ahaha com açucar ainda ahha uma semana eu consigo, mas um mês, acho que eu preciso de um incentivo sabe ahahahha
    mas gostei da sua determinação e é nessas horas que vemos que conseguimos alcançar né? ahahaha

    Acredito que ao final dos 30 dias, você nem sentirá muita falta de carne e açúcar ahahha
    Muito sucesso nessa jornada! E gostei muito da suas adaptações, deixarei esse post guaraddo porque quero experimentar o viradinho de milho verde! ahahhaa

    ResponderExcluir
  8. Acho que sem açúcar eu não consigo não, mas sem carne me viro bem, sou apaixonada por verduras.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  9. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Patrícia Soares

    ResponderExcluir
  10. A que desafio bacana!! Aqui em casa faço 1 dia da semana sem carne e AMO aproveitar para testar receitas diferentes ♥ nunca fiz batata rosti por exemplo e já quero testar!!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  11. Arrasou no desafio e receitas, fiquei com água na boca aqui com tanta coisa boa e saudável

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela determinação e vontade de seguir esse desafio! Estou tentando comer melhor, sem dúvida, não é fácil. Mas a nossa qualidade de vida, é outra! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. OI Aline, eu também penso em doce o dia todo. Principalmente à tarde. Principalmente às 16h. Nossa, é a hora da loucura pelo doce! Ficar sem carne eu acho mais fácil, para mim. Tenho uma filha vegana e já venho reduzindo bastante o consumo de carne. Mas doce... nossa, preciso encarar um desafio desses e ver que sou capaz.
    É muito bom variar bem a alimentação e trazer novos sabores ao cardápio.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  14. Ahhhh, que delícia! Feliz que você esteja fazendo vários desafios da sua lista dos 30!
    Também tenho diminuído meu consumo de carne e açúcar, eu já queria fazer isso antes da pandemia, mas agora com o preço lá em cima, raramente tenho consumido huahuaha
    Vou na feira de rua toda semana comprar legumes e frutas, amo isso

    ResponderExcluir
  15. Eu amei tudo nesse post, já to pensando em fazer esse desafio e já favoritei todas as receitas. Abacaxi é tudo de bom, é o que eu mais consumo aqui pra evitar o consumo de doces no dia a dia

    beijosss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir