Usar a internet como meio de aprendizagem tem sido algo que eu tenho feito bastante. E eu já mostrei aqui no blog algumas opções de sites e podcasts para auxiliar nos estudos, e ainda alguns canais no youtube para aprender inglês. Mas hoje, eu selecionei alguns sites com cursos online e gratuitos.
Veduca. Um site com diversas categorias, como áreas da engenharia, administração, meio ambiente, educação, gestão, entre outras. Os cursos são compostos por vídeos, atividade e materiais complementares, e ainda conta com professores renomados. A forma gratuita não possui certificados, mas se você precisar de certificação, é só pagar  em média um valor de 49 reais. 

Inead. Cursos em diferentes áreas de conhecimento e cargas horárias. Incluindo administração, construção civil, direito, moda, gastronomia, informática, saúde, etc. Se quiser emitir um certificado você precisa pagar uma taxa de 37,90 reais.

FGV. Diversos cursos com carga horária de 5 a 30 horas. Tendo áreas de direito, gestão, história, educação, sustentabilidade, finanças e economia. Ao término dos cursos, será feito uma avaliação para emissão de uma declaração de conclusão do curso.

Coursera. Um site que conta com parcerias de diversas universidades de 29 países, nas áreas de negócios, artes, computação, ciências biológicas, matemática, ciências sociais, etc.

UEMA. Cursos na área de agronomia, biologia, direito, educação, engenharia, filosofia, geografia, gestão e turismo. A carga horário geralmente é de 60 horas, e no final do curso, após a resolução de um questionário, é emitido um certificado.

UNESP. Cursos livres, na área de biológicas, humanas ou exatas. Não possui orientação pedagógica, avaliação ou certificação. 

Unieducar. Cursos com certificado eletrônico com carga horária de 4 horas, você pode se inscrever em um curso por vez, e a cada 30 dias. Os temas são diversos, entre eles: educação, contabilidade, saúde, português, arquitetura, engenharia, direito, gastronomia, etc.

Learncafe. Mais de 2000 cursos, com certificado, com categorias na área de administração, agricultura, informática, direito, meio ambiente, saúde, teologia, etc.

Internet das coisas. Com a iniciativa da Samsung, possui cursos na área de tecnologia, tendo os alunos e professores do ensino médio como público alvo, mas qualquer interessado pelos temas pode se inscrever.

Sebrae. Cursos na área de gestão, com foco em pessoas, finanças, mercado e planejamento. Tem o apoio de um tutor/orientador para esclarecimento de dúvidas. A duração dos cursos é variada, e possui certificado digital na conclusão. 

Senar. Cursos voltados a área rural, conta com mais de 50 cursos, e possui certificado digital.

Santander. Temas como gestão de negócios, idiomas e orientação financeira são abordados em diversas opções de cursos. 


9 Comentários

  1. Adorei as dicas e com certeza vou olhar esses sites.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Que dicas maravilhosas! Eu vivo buscando cursos onlines gratuitos, mas confesso que estava difícil achar um realmente bom!

    https://papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas e não sabia que a Sebrae tinha cursos gratuitos e online, gostei mesmo!!

    Beijos!♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  4. Que post útil! Eu só conhecia alguns desses sites, eu adoro fazer cursinho online, principalmente os gratuitos, sempre bom aprender algo novo <3

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  5. Aline, quantas opções maravilhosas!!! Eu conhecia uns dois sites só, vou explorar as suas outras indicações. Fazer cursos e aprender coisas novas é sempre bom! Um beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline
    Adorei o post, super útil.
    Vou salvar aqui

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito legal você compartilhar essas dicas.
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | YOU TUBE

    ResponderExcluir
  8. Que poste maravilhoso, não conhecia esses sites.
    Ótimas dicas.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei Aline, obrigada pela lista, estava buscando um curso de marketing online acessível e estava difícil...

    Beijinhos e ótimo final de semana!
    http://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir