26 de janeiro de 2018

A droga do açúcar

Em um dia de semana, entre os videos recomendados no youtube, apareceu um com o título "Fast Food é Droga?", com a participação da Paola Carosella, eu achei o título chamativo e eu fui assistir de curiosidade. O vídeo é muito informativo e bem interessante sobre a indústria alimentícia, com um assunto que "todo mundo sabe" que faz mal, mas continua comendo.
No vídeo o assunto principal é a alimentação com fast food, mas citam o livro Sugar Blues, escrito em 1996, e como ele fala sobre a indústria e a realidade do quanto o excesso de açúcar pode fazer mal, e que o açúcar vicia mais que qualquer outro tipo de droga. E lá fui eu procurar o livro para ler, pois eu já tinha ouvido falar que o açúcar vicia, mas nunca tinha parado para realmente pensar nisso.

Definindo o título do livro:
Sugar: Açúcar. Sacarose refinada, produzida pelo múltiplo processamento químico do suco da cana-de-açúcar ou da beterraba e pela remoção de toda fibra e proteína, que representa 90% da planta.
Blues: Um estado de depressão ou melancolia revestido de medo, ansiedade e desconforto físico.
Sugar Blues: Múltiplas penúrias físicas e mentais causadas pelo consumo da sacarose refinada, comumente chamada de açúcar.


Na verdade, me interessei pelo livro pois o meu vício em açúcar é algo tão grande que passei a me sentir incomodada com a necessidade que eu tenho em comer algo doce. E não estou exagerando, é realmente um vício, na maioria dos dias eu me sinto inquieta enquanto não saio e compro um chocolate, um pedaço de bolo ou qualquer outro doce na padaria. E normalmente, essa vontade acontece logo após o almoço.
Acho que foi por isso que me identifiquei tanto com o autor do livro, pois ele relata que nada gerava mais prazer que comer um doce. 

Durante a minha adolescência, tive a minha pele sempre ruim, com muita acne e enxaquecas constantes. A indisposição sempre foi algo presente. E sempre após as refeições, não importando o quão satisfeita eu estava, sempre tinha espaço para um doce.

E o autor relata algo que me fez perceber que todos esses "problemas" que eu tinha na adolescência poderia ser resultado do excesso de açúcar. Porque ele teve pele ruim, hemorroida e pneumonia, que remédio nenhum conseguia curar. E quando ele passou um tempo no exército, sem consumir açúcar, não esteve doente. Mas quando voltou aos Estados Unidos, surgiram doenças ainda piores, incluindo enxaquecas, mas nenhuma com causas comprovadas.
Foi quando o autor leu um livrinho em que falava sobre a possibilidade do açúcar causar algumas doenças e ele decidiu jogar fora os alimentos que continham açúcar e não sobrou quase nada na dispensa. 
Depois de 48 horas, ocorreu a abstinência. Nos dias seguintes, as hemorroidas não estavam mais presentes, a pele estava mais saudável e tinha mais disposição.
Em cinco meses sem açúcar, o autor passa de 102kg para 67kg.

Em seguida, fala sobre a origem e relata um breve histórico sobre a indústria do açúcar.

Depois, fala sobre como o nosso corpo reage ao açúcar ingerido. Resumindo:
  1. Ingestão do açúcar refinado (sacarose).
  2. Sacarose vai para o intestino e vira glicose.
  3. Glicose é absorvida pelo sangue.
  4. O corpo produz insulina para diminuir a glicose.
  5. As glândulas supra-renais possuem um papel importante nesses processos, para que o equilíbrio de glicose no corpo seja mantido.
  6. Enquanto a glicose está sendo absorvida pelo sangue, nos sentimos eufóricos.
  7. No entanto, essa onda de energia hipotecada é sucedida por períodos de depressão, quando o nível de glicose no sangue cai, ficamos apáticos, cansados.
E então ele fala sobre algumas substituições graduais do açúcar, dando opções de alimentos para mudar esse vício.
Foi aí que eu pensei que a minha indisposição constante não estava tão relacionada a pressão baixa como eu pensava, mas poderia estar relacionada ao excesso de açúcar que eu estava acostumada a consumir. 
O livro é muito bom, mesmo a leitura sendo um pouco cansativa as vezes. Ajuda bastante a pensar que o açúcar pode ser o vilão de muitas doenças, não somente diabetes.

Depois de tanto aprendizado, estou determinada a diminuir a quantidade de açúcar que eu consumo, não apenas por causa desse livro, mas para conseguir não ser tão dependente desses desejos incontroláveis. 

18 comentários:

  1. nossa, eu sou super viciada em açucar, sempre preciso comer um docinho, to super interessada nessa leitura tbm!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. O meu problema maior também é o doce, sempre sinto a necessidade de consumir um doce após o almoço desde criança, e na semana de tpm fico muito irritada e chateada se não como o bendito chocolate até passar mal, pq depois que fiz a bariátrica tenho várias reações quanto ao consumo do açucar mas mesmo assim continuo no vicio. Lembro-me que quando operei fui obrigada a ficar seis meses sem consumir nada que continha açucar e fiquei muito estressada no inicio mas logo depois acostumei. Pretendo cortar o açucar da minha vida, me atrasa demais em meus objetivos de saúde. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline
    Confesso que quando vi o título do post, meus subconsciente n qria me deixar ler.
    Sério, nossa mente nos boicota tanto!
    Ainda olhei uns blogs antes de me 'obrigar' a ler esse post

    No final das contas, meu problema é exatamente esse, minha dependência total ao açúcar
    Qd fiquei grávida eu enjoei de doce, comia qse nada e foi o período que mais me senti disposta, engraçado que era p eu me sentir mais cansada por causa de tds as transformações né?!
    Eu TENHO que cortar ao máximo o açúcar, ainda n me acho capaz de abolir da minha vida, mas eu preciso diminuir a quantidade. Minha taxa é alta, mais um pouquinho me torno diabética, mas eu finjo que isso n acontece :(

    Qro ler o livro!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga o pior que vicia mesmo. Sempre fui viciada em doces e recentemente descobri que estou pré diabética, A família quase toda sim e eu mesmo com essa idade ainda não e me sentindo feliz por causa dos doces. sofri muito, tinha dias que chorava por falta de doces. Difícil! amei a postagem. bjuss

    ResponderExcluir
  5. Que interessante Aline. Eu não tenho dúvida de que o açúcar vicia e muito. Eu também adoro um docinho, mas não me considero viciada. Uso açúcar em receitas, mas não tenho o costume de comprar doces na rua ou industrializados (como eu tinha no passado, na adolescência). Eu me lembro que gostava dos doces MAIS DOCES possíveis nessa época ~ e hoje eu tenho até um pouco de intolerância a coisas doces demais. Esse livro deve ser ótimo!

    Um beijo!
    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, também sou viciada em açúcar e achei esse livro mega interessante. Quero muito me livrar desse vício.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Aline!
    Aqui em casa tem anos que não usamos açúcar, sal e óleo, preferimos também os produtos in natura.
    Emagreci 46kg e tinha muitos furúnculos, hoje não tenho mais...
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Não como tanto açúcar, mas estou conseguindo diminuir aos poucos mas tem momentos que a gente precisa de um doce.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. o meu maior problema com o açúcar é o café. eu não consigo tomar café sem açúcar, já tentei milhares de vezes e nunca me acostumei :( e o pior é que: AMO café, não vivo sem e consumo MUITO. tô tentando diminuir, mas vou te dizer, não é fácil!

    sobre o desejo de doce depois do almoço, eu também tenho quase todos os dias. pra isso, tenho o costume de sempre ter muitas frutas em casa e nada com açucar industrial... não é a mesma coisa para as viciadas que nem eu haha mas ajuda bastante!

    ResponderExcluir
  10. Achei esse post super didático, sério! Enquanto lia fiquei pensando na minha mãe que tem diabetes, mas não pode ficar sem um docinho depois do almoço e como ela acabou passando esse costume pra mim... Há um tempo que já venho refletindo no que como, mas nunca parei pra pensar no açúcar. Não me considero uma pessoa viciada, mas eu sei que ingiro bastante e preciso me policiar muito para não trazer algum tipo de doença (já que tenho probabilidade por conta da família)...
    Enfim, gostei muito do seu post!
    Beijo enorme ❤ | Quase Aurora

    ResponderExcluir
  11. Meu negócio é fritura mesmo, não açúcar... mas os dois são péssimos.

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir
  12. Ai Aline, é tão difícil diminuir o acúcar pq é uma droga mesmo =( Tbm amo um docinho após o almoço! Pelo menos no café eu diminui, ou melhor, tirei. Café só sem açúcar agora!

    Beijos,
    Gábi

    Casar é assim
    Ig: @gabrielaer

    ResponderExcluir
  13. Acho que viciada em si nunca fui, mas quando era mais nova eu tolerava comer coisas muito doces, coisa que agora não consigo nem engolir. Nunca pensei que concordaria com minha mãe, mas paladar é algo que se molda e você aprende a comer, né?
    Beijos!
    Marina's Journal

    ResponderExcluir
  14. Olha, vou confessar que amo um doce mas a alguns dias tenho tentado reduzir a quantidade ingerida e tenho visto uma melhora na minha pele ao diminuir a ingestão.
    Gostei do texto.
    Beijinhos
    Blog Entre Garotas
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  15. Eu sei que vc não está exagerando sobre o vício pq vivo isto todos os dias.
    O corpo pede pode doce e quando não como fico mal, pra baixo... é de fato uma droga.
    Não conhecia esse livro, mas agora fiquei interessada pelo conteúdo.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Em açucar própriamente dito não sou viciada, maaas em chocolate (que esta cheio de açucar), é bem complicado, como um pelo menos uma vez na semana :(
    www.paticousseau.com

    ResponderExcluir
  17. Esse livro deve ser super interessante! É incrível como o açúcar está presente em quase todos os nossos alimentos, o que me leva a crer que não conseguiria me ver livre dele na totalidade. Mas também eu tenho feito algum esforço para reduzir o uso de açúcar. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  18. O vício do açúcar é realmente muito tenso Aline. A parte da abstinência é muuuuito difícil, e se a gente não se controla, cede ligeirinho. Eu estou tentando me controlar pra comer no máximo um chocolate por dia após o almoço (não uma barra, lógico) e ir diminuindo aos poucos. Porque atualmente como muito e mais de uma vez por dia, principalmente nos finais de semana. Vou torcer pra que tu consiga reduzir o consumo também o///

    ResponderExcluir