13 de abril de 2018

Quatro coisas para aprender com Once Upon a Time

Once Upon a Time é uma série de fantasia que conta com vários personagens de contos de fadas que foram levados para o mundo real e tiveram suas memórias perdidas por causa de uma maldição  da Rainha Má. 
A protagonista é Emma, a filha da Branca de Neve, e minha personagem favorita.
Das seis temporadas que assisti, já tiveram a Cinderela, Ariel, Elsa, rei Arthur, Bela, Chapeuzinho Vermelho, Peter Pan, entre outros.
A sétima temporada teve sua estreia em outubro de 2017 e dá um novo rumo a história, mudando os personagens e várias outras histórias contadas anteriormente.
Mesmo sendo uma série de contos de fadas, dá para tirar algum aprendizado com ela. Talvez a lista tenha alguns spoilers, então não recomendo ler a explicação dos itens cado você não queira saber o que acontece.
1. Esperança é algo mais importante que podemos ter.
"Eu dei a ele o livro porque eu queria que o Henry tivesse a coisa mais importante que alguém pode  ter: esperança." Branca de Neve
Os personagens enfrentam muitos desafios e muitas maldições, mas algo que sempre os ajuda a prosseguir á a esperança. Branca de Neve sabe que ela e o Príncipe Encantado sempre se encontrarão, não importa o que aconteça para os separar, e isso ainda é um incentivo a mais para eles lutarem.
Mas na vida real, não temos a magia a nosso favor, mesmo assim, podemos considerar também que a esperança é algo importante nos momentos difíceis, quando estamos esperando que algo bom aconteça ou até mesmo quando precisamos que algo mude em nossa vida.

2. Não importa o que fizemos no passado, mas sim o que escolhemos ser no presente.
"Nós podemos ser felizes no futuro ou podemos ficar com raiva sobre o passado." Malévola.
Na série, alguns vilões se tornam heróis. Regina, também conhecida como a Rainha Má, é a melhor personagem para termos de exemplo que é possível fazermos o que é certo, mesmo quando nossa "natureza" diz ao contrário. Capitão Gancho também nos mostra que o nosso lado bom pode prevalecer.
Na vida real, podemos olhar para trás e ver as coisas que fizemos de errado, mas o que somos e o que fazemos hoje é o que realmente importa, claro, se houver um arrependimento sincero.

3. Tudo o que fazemos possui uma consequência.
"Toda magia tem um preço." Rumplestiltskin
Na serie, nós sabemos que toda magia, independente da intensidade, ou do motivo, vem com um preço. Assim como sabemos que na vida real toda ação, seja ela boa ou não, tem sua consequência.
4. Desistir não é uma opção.
"Aprendi há muito tempo que quando você acha algo pelo qual vale a pena lutar, você nunca desiste." Bella
Os heróis não possuem a opção de desistir, eles enfrentam o medo e encaram as dificuldades com toda a força e acreditam que estão fazendo isso não por eles mesmos, mas por todos os outros, principalmente pela família.
Enfrentar as dificuldades e os medos não é fácil, mas é algo importante. Conseguir alcançar nossos objetivos possuem maiores recompensas.

21 comentários:

  1. AAA essa série é tão amorzinho. Parei de ver ela porque meu celular quebrou e tenho preguiça de ficar sentada frente ao pc pra assistir, porém assim que comprar um celular novo vou voltar a vê-la. Você listou ótimos aprendizados, realmente, aprendi muito com essa séries. MARAVILHOSAAA!

    www.memorizeis.com

    ResponderExcluir
  2. to precisando de mais tempo pra ver series viu, essa sempre tive curiosidade e até agora nao consegui começar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oie Aline, tudo bom?
    Eu acompanhei todos os episódios de Once Upon A Time até a sétima temporada, quando eles mudaram todo o elenco e eu me desanimei para continuar (mas assim que der um tempinho, vou continuar assistindo, pois sei que esta será a última temporada e que grande parte do elenco volta para o finale)... Achei engraçado ler o post com os nomes escritos em português, porque assisto tudo com legenda em inglês, então acabo nem fazendo a associação dos nomes... Hahaha! Eu adoro a Regina e adoro a Emma também, mas não saberia dizer qual delas é a minha favorita... Passei meses e meses shippando Emma e Killian, e talvez ele seja o meu personagem favorito da série. E concordo com você sobre os aprendizados, inclusive, os itens 1 e 4 estão presentes em tudo o que eu faço e no jeito como eu vivo a minha vida. Acho superimportante persistir e nunca desistir e levo isso comigo sempre. Aconteça o que acontecer... ;)
    Beijocas,
    Fernanda N
    http://www.confabulando.com.br

    ResponderExcluir
  4. nossa que post lindo, eu assisti a série até a metade da segunda temporada e depois desisti,apesar de achar 7 temporadas muito para uma série desse estilo, os ensinamentos são muitos mesmo.

    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Faz mais de um ano que eu ABANDONEI OUAT e seu post até que me deu um pouco de vergonha na cara hahahaha
    Acho que aprendi muito com a série à lutar pelas coisas que quero -- afinal todas as personagens dela o fazem, né?
    Beijos!

    Limonada (antigo Novembro Inconstante)

    ResponderExcluir
  6. Escuto falar dessa série a muito tempo, mas nunca me despertou o interesse para assistir, confesso que depois desse texto, vou procurar dar uma assistida, parece ser muito bonita.
    amei seu blog, desejo um lindo final de semana, beijos,
    tety
    simplesrotiina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Preciso terminar de ver essa série!

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline

    nossa, nunca tinha parado p pensar assim
    hehehehehehehe
    eu assisti 1 ou 2 episódios, n pq n gostei, mas pq n tenho paciência pra série!

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainn amo once <3 to até em falta com a setima temporada :(

    Nossa com certeza esperança é uma lição muito forte no seriado inteiro! Eu adoro essa coisa da reviravolta, de que mesmo era vilão, vira um herói, a regina é uma das personagens que mais amo! que post lindo <3 acho muito legal, quando a gente vê essas coisas nos seriados, porque vamos lembrar pro resto da vida né?! <3

    www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline,
    Muito legal sua visão da série...preciso assistir!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  11. Essa série é muito amada, né Aline? Eu não assisto porque não sou muito fã de fantasia ~ apesar de adorar contos de fada. Beijo, beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  12. Eu amava essa série Aline.Assisti até a segunda temporada e depois parei.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tentei assistir, porém não deu liga sabe. hahaha
    Mas ficam ai os aprendizados né?

    Boa noite, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Como adorava assistir OUAT.
    Rumple e Regina eram os meus favoritos.
    Cheguei a acompanhar essa 7 temp, com o Henry crescido. Mas a série está tão repetitiva que nem sei se darei uma chance pra essa última temp =/

    Amei as lições <3
    Sentirei falta dos personagens.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  15. Que post mais lindo, Once Upon a Time nos ensina muita coisa boa. Foi uma série que demorei para começar a assistir, achava que seria muito fantasiosa de uma forma enjoativa, agora estou chorando por saber que a série não vai durar para sempre, queria que fosse infinita ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  16. Faz tempo que não assisti nenhuma série, quero muito começar assistir alguma. Ainda não conhecia essa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. Que post lindo!! Adorei! Eu lembro quando conheci a série, ela me encantou de imediato! Uma pena que eu ainda não consegui terminar de assistir, acho que falta uma temporada e meia. Mas realmente concordo com tudo que você disse, a série, os personagens, as histórias, são muito inspiradoras e tem uma boa mensagem para passar! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  18. Sempre vejo as pessoas comentando sobre esse seriado e já vi passando na tv, mas nunca acompanhei.
    Mas pelo seu post parece ser muito legal e bonito.
    Gostei da frase da Malévola, eu adoro ela haha "nós podemos ser felizes no futuro ou podemos ficar com raiva sobre o passado."
    Fazia tempo que eu não visitava seu blog, estava com saudades haha, porque gosto dos seus posts ;)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou pra começar essa série faz um tempão ... com tantas que estou vendo ao mesmo tempo, tive que dar um time de outras ...

    https://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir