31 de maio de 2021

Sopa é janta sim!

O frio está chegando, mas aqui em casa a gente não espera o frio pra fazer sopa não. Nós amamos caldos e todo tipo de sopa, principalmente na janta.
Ta muito quente? Toma sopa depois toma banho.. Hahahaha
 Por isso, vou compartilhar minhas receitas favoritas de sopas e caldos!

1. Creme de abóbora com gengibre
Dois ingredientes que a gente ama, e que se tornam uma combinação maravilhosa em uma receita simples e rápida de ser feita.
Ingredientes:
     - 1/2 abóbora
     - 5 cm de gengibre
     - 1 cebola
     - 3 dentes de alho
     - 1 litro de água
     - sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:
Corte a abóbora em cubos grandes, retire a casca, se preferir. Fatie o gengibre, descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em quatro partes.
Coloque tudo em uma panela junto com a água. Leve ao fogo médio, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos, vai adicionando um pouco mais de água ao longo desse tempo, assim que ela estiver secando.
Transfira o cozido para o liquidificador, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Volte o creme para a panela e verifique o sabor. Regue com um fio de azeite e sirva a seguir.

2. Sopa de batata, couve e espinafre
Ingredientes:
     - 6 batatas médias
     - 1 cebola pequena
     - 2 folhas de couve
     - 1 maço de espinafre
     - 2 dentes de alho
     - sal, salsa e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Corte as batatas e a cebola grosseiramente, e coloque em uma panela com água para cozinhar. Transfira para o liquidificador com 2 folhas de couve e um punhado de espinafre. 
Em uma panela, refogue o alho, com sal, pimenta-do-reino e temperos que preferir, acrescente a sopa que estava no liquidificador para esquentar e sirva a seguir. Ah.. acrescente um pouco de linhaça, ou sementes de abóbora para dar uma crocância.

3. Canja 
Sempre sinto um quentinho no coração quando penso em canja de galinha.
Ingredientes:
     - 500g de peito de frango
     - 1 xícara de chá de arroz
     - 1 batata
     - 2 cenouras
     - 1 cebola
     - 2 litros de água
     - 5 cravos da índia
     - azeite, sal, salsinha e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Corte a cebola no meio, descasque e espete os cravos nela. Descasque e corte as cenouras em meia luas de 1 cm. Em uma panela média coloque o peito de frango cortado em cubos, a cenoura e a cebola cravejada. Cubra com a água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 40 minutos. 
Enquanto isso, descasque e corte a batata em cubos de 1 cm.
Com uma escumadeira transfira o peito de frango para um prato e reserve. Retire a cebola e descarte. Tempere o caldo com sal, acrescente o arroz e a batata. Tampe e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Enquanto o arroz cozinha, desfie o peito de frango. Assim que o arroz tiver cozido, misture o peito de frango, salsinha, azeite e pimenta do reino.

Qual sua receita favorita de sopa/caldo?

25 comentários:

  1. amooooooooo sopa, e é janta sim! agora no inverno eu tomo bastante! adoro de abóbora e tbm faço essa aqui de couve flor que curto muito http://www.tofucolorido.com.br/2014/07/tofu-na-cozinha-sopa-creme-de-couve-flor.html

    http://www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  2. Sopa é janta demais! Inclusive saudades poder ir em festival da sopa, aglomerar no ceagesp...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Festival de sopa? Já amei! Nem sabia que isso existia.

      Excluir
  3. Faz tempo que eu estava procurando uma boa receita de creme de abóbora para fazer, e nunca pensei em fazer uma com gengibre! :O Vou tentar essa receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei pra contar que fiz a sopa de batata, couve e espinafre e, ó, aprovadíssima!

      Excluir
    2. Ah... Que bom que gostou! Fiquei feliz por ter feito uma das receitas! Beijos

      Excluir
    3. Acabei de comer o creme de abóbora! Super aprovado também! Agora volte para o blog e nos traga mais receitas hahaha <3

      Excluir
  4. Yummy! As três receitas chamaram a minha atenção e cairiam muito bem agora de noite. Vou comer algo daqui a pouco, mas não é sopa, e sim miojo.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Eu amo sopa, este post é perfeito. canja então é ótimo.
    Charme-se.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou fã de sopa não HAHAHAHA
    É que minha mãe nunca foi de muitaa criatividade na cozinha e eu quase não cozinho, mas quem sabe quando eu tiver minha casa daí possa inventar mais coisas, por exemplo até que gostei do creme de abóbora com gengibre, fica com uma cara muito boa :P

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa Aline, é IGUALZINHO aqui em casa, amamos uma sopa ~ até no verão. Inclusive essas suas sopas lindas me deixaram com muita vontade, vou ter que providenciar uma. E tá fazendo friozinho agora, então nada mais adequado. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  8. Que receitas maravilhosas!
    Eu gosto muito também!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu e meu marido amamos sopa, o frio não pode começar que já corremos fazer uma. Fiquei com água na boca com essas que você fez! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu AMO uma sopa e pra mim é janta sim (inclusive eu já levei até em marmita) HUASHUAS amo sopa de abobora, sopa de legumes e hmm caldinho verde. Canja já não é minha favorita mas como também heheheh

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  11. alineee!! vasculhei os comentários no meu blog até achar seu perfil pra pegar a receita do creme de abóbora com gengibre, que chamei minha mãe pra fazer comigo. tá tudo no fogo (eu aproveitei pra torrar as sementes da abóbora também, vamos ver se vai prestar) e mais tarde eu passo aqui pra falar como ficou hihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!! Tô ansiosa pra saber como ficou!

      Excluir
    2. as sementes torraram (literalmente — não tiramos a tempo e viraram carvão HAHAHAHA), mas a sopa/creme... NHAM! fiz com a casca e tudo, o que deixa ela com uma cor mais esverdeada, e acrescentei mais temperos, mas nossa!!! o gengibre faz toda a diferença. eu também costumo colocar umas lasquinhas de queijo pra dar um tchans no final, hehehe <3 aprovadíssimo!!

      Excluir
    3. Que pena que as sementes queimaram... E eu amo queijo em sopas!
      Beijos

      Excluir
  12. Que delícia, aqui desejando demais essas sopas e caldos na minha vida, amo e é janta sim e ainda alimenta e muito.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  13. que fome que me deu essa primeira foto do post
    nunca comi abóbora, mas dizem que é uma delícia, aqui em casa minha mãe sempre coloca na sopa, mas eu não sou muito fã de sopa shaushau eu vou fazer essa receita, preciso experimentar coisas novas.
    e eu amei o seu blog ❤

    anthemis ♡

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline!
    Menina eu amo sopa! Amo e o frio pra mim é a melhor época do ano justamente por causa das sopas e dos caldos.
    Obrigada por compartilhar as receitas. Vou tentar fazer uma delas.
    bjus
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir