Já parou para pensar na quantidade extrema de lixo que produzimos? Hoje em dia tem opções de descartáveis para tudo. Eu tento fazer minha parte economizando energia, reaproveitando a água da máquina de lavar roupas e mudando hábitos de limpeza, mas só isso não é suficiente.
Há um tempo, eu li uma matéria sobre uma baleia que morreu depois de engolir 80 sacolas de plástico que me deixou bem pensativa sobre a enorme quantidade de plástico que está presente na minha vida.
Por isso, pensei em reunir várias opções de simples mudanças que podemos ter para começar a usar menos descartáveis.
1. Troque os copos descartáveis por copos de vidro.
Quando você vai receber amigos em casa usa copos descartáveis para ter menos trabalho na hora de lavar a louça? Agora, é hora de usar apenas copos de vidro e é válido falar para cada um lavar o seu para ajudar.
2. Ter sua própria garrafa de água/copo/caneca para evitar as feitas de plástico.
Dispense as compras de garrafas de água feitas de plástico e tenha a sua própria. Vai tomar aquele cafezinho? Utilize a sua própria caneca!
Olha que prático desse copo reutilizável.
3. Dispense o uso de canudos.
O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo de plástico no mundo, e por não ser biodegradável, pode levar até mil anos para se decompor. Por isso, é hora de dispensá-los. Não consegue? Tenho outras opções: canudos de bambu (provém de uma fonte renovável e é reutilizável e lavável), encontrei aqui e aqui; canudos de vidro (reciclável, durável e elegante), encontrei aqui e aqui; canudos metálicos (podem ser de inox, aço ou alumínio), encontrei aqui e aqui.
Foto da exposição sobre a poluição plástica, no Aquário Marinho do Rio.
4. Compre cotonetes com hastes de papel.
Algumas marcas já aderiram cotonetes com hastes de papel reciclável e biodegradável, como a Affagio e a Needs.
5. Utilize produtos de limpeza feitos em casa.
Para reduzir a quantidade de embalagens de produtos de limpeza, a melhor opção é fazer seus próprios produtos. Eu já comentei aqui no blog sobre como o vinagre e o bicarbonato de sódio são uma ótima combinação para limpar a casa; lá no Um Ano Sem Lixo também tem opções para lavar louça sem produzir lixo, com sabão de coco e bucha vegetal, e uma receita de sabão líquido natural para lavar roupas.
6. Reutilize potes de vidro.
Além de todo o mal que as embalagens de plástico podem fazer a nossa saúde por causa do Bisfenol A (não sabe do que estou falando? Assista esse vídeo), também possui pequena durabilidade comparado ao vidro. Prefira comprar molhos e cremes em potes de vidro. Outra vantagem, eles podem ser reutilizados de diversas maneiras para decoração e guardar mantimentos ou temperos.
7. Abandone o plástico-filme.
Uma ótima alternativa para abandonar o plástico para armazenar os alimentos é a embalagem criada pelo casal Carla e Lucas, que é feita com tecido 100% algodão e uma liga com cera de abelhas e outras matérias primas naturais. Ela serve para manter os alimentos frescos, embalar pedaços de frutas ou vegetais, envolver sanduíches ou lanches, embalar pães frescos, substituir o plástico nas compras a granel ou até mesmo embalar barras de sabonete na sua viagem. Já quero ter!
Essa belezura você encontra aqui.
O plástico realmente está em todos os lugares, principalmente nas embalagens, seja de comidas ou cosméticos, e cada pequena mudança já é um começo. Você tem mais alguma dica para reduzir o uso desse mal? Compartilha com a gente!
P.S.: Que tal participar do #julhosemplástico? A Cristal, do Um Ano Sem Lixo, fez um post sobre esse movimento.
4, 5 e 7 são os pontos que referes que ainda não o faço, mas também eu ando a reduzir ao máximo o uso de plásticos e os que não consigo evitar coloco sempre na reciclagem. Se todos fizermos um pouco já será muito! :) Beijinhos
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
super importantes essas dicas! acho que cada vez mais temos que ser conscientes com a produção do nosso lixo e tentar reduzir, reutilizar etc
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Gostei muito do post. Ultimamente, estou pesquisando muito sobre reduzir lixo, principalmente plástico.
ResponderExcluirDani Ramos
Blog: https://donaengenhosa.com.br/
Loja: https://www.elo7.com.br/donaengenhosa
Estou estudando como reduzir o volume de lixo no geral aqui em casa, uma das soluções é reaproveitar as embalagens e nada de canudinho mesmo!
ResponderExcluirBeijão,
Quase Mineira
Oie, gostei muito desse post e das dicas para reduzir volume de lixo plástico. Aqui em casa sempre reaproveitamos os potes de vidro e cada um tem sua própria garrada de água. E sempre que saio para comer fora, dispenso o uso de canudos. Ótimo post, parabéns!
ResponderExcluirbjs
Ariadne ♥
www.devoltaaoretro.com.br
MEU DEUS! Eu quero abraçar essa postagem e não largar nunca mais. Que pauta fundamental e que sensibilidade linda para trazê-la com um conteúdo tão bem apurado. Há pouco tempo fiz uma apuração no jornal no qual trabalho e descobrimos que, pela primeira vez, uma sacola plástica alcançou um nível do fundo do mar nunca antes tocado pelo ser humano. Foi assustador. Estamos destruindo e crendo que temos forças para reverter consequências, mas só temos para impedi-las. Adorei cada item!
ResponderExcluirsemquases.com
Amei suas dicas, de todas não sigo apenas duas. É super importante preservar o mundo onde nós vivemos, pois o mal que fazemos voltará para nós mesmos!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Muito bacana as dicas, já quero um canudo desses na minha vida.
ResponderExcluirBeijos
http://www.pimentadeacucar.com
bons conselhos e dicas
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.pt
Adorei as dicas, realmente é necessário despertar a consciência nas pessoas.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Muito bom esse post, Aline!
ResponderExcluirVi a Isa, do E agora, Isadora?, participando dessa campanha mas não sabia exatamente do que se tratava.
Em maio, quando fui à Costa Rica, fiquei impressionada com as soluções que eles encontram pro plástico, muitas das coisas que usamos plástico eles fazem de papel, como copinhos descartáveis e todos os restaurantes que fui tinha canudinho de vidro. E logo em seguida, comecei a ver essa campanha incrível aqui no Brasil!
Amei. Preciso tentar mais!
Beijos.
BLOG COISA E TAL
Boas dicas. É preciso cuidar do ambiente!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Dicas incríveis e muito úteis, reduzir o uso do plástico é uma questão muuuito importante pois precisamosss urgente disso para o bem do nosso planeta! <3
ResponderExcluirAmeeei o post!
Bisous,
Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
www.pequenomuffin.com.br
Que interessante essa embalagem para guardar os alimentos, em tecido! Amei!
ResponderExcluirJá dá pra procurar! Às vezes utilizo papel alumínio, e reutilizo ele milhares de vezes antes de descartar. Mas é outro material que deveria entrar na cadeia reversa, e não há muita iniciativa pra isso.
Estou na campanha também. Muitas coisas eu já pratico por hábito, outras não conhecia opções para elas.
Muito bom!
:**
Excelentes dicas!
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Adorei o post! Eu uso esse copo do menos1lixo e super recomendo, ele é ótimo! Quero muito um canudo de vidro para levar junto também. :) Beijos!
ResponderExcluirFe
www.feejao.com
Adorei as dicas e quero levar esse conteúdo pro meu blog tbm
ResponderExcluirDepois que comprei o canudo reutilizável, carrego para todos os lugares *_*
Sai da Minha Lente
Eu não uso mais canudos e levo sempre minha garrafinha d'água para os lugares. Fico com muita dor na consciência quando pego um canudo sem querer
ResponderExcluirCom amor, ♥ Bruna Morgan ♥
boas dicas ;-)
ResponderExcluirAlgumas das dicas citadas já botamos em prática aqui em casa (como as de reutilizar vidros), mas confesso que achei incrível a de guardar alimentos em pano de algodão, sem contar que nem sabia dos cotonetes de papel. Bjos
ResponderExcluirUma das coisas que não entendo dos finlandeses é a necessidade de embalar tudo em plástico. Acredita que até o pepino eles embalam?! Tipo WTF.
ResponderExcluirAli você escrever 'postes'ao invés de potes!
Faltou colocar a famosa sacola reciclável, que você carrega pra não ter que trazer mais plástico pra casa.
Amei o post!
A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube
Até o pepino? Credo...
ExcluirObrigada por avisar do erro, li o post muitas vezes e não tinha visto!!!
Faltou as sacolinhas de plástico mesmo! Beijos
Já coloquei em prática por aqui alguns tópicos como a garrafinha de água própria, reutilização de vidros, além de dispensar os canudos nas bebidas ♥
ResponderExcluirAos poucos quero mudar ainda mais hábitos! Enfim, amei o post! Só ideias uteis! Já encaminhei o link pras minhas amigas :)