23 de novembro de 2020

Três últimos livros que li


 Um amor incômodo

Autora: Elena Ferrante

Gênero: Ficção

Páginas: 176

A relação mãe-filha é o assunto principal do livro. Delia volta a sua cidade natal, Nápoles na Itália, após a trágica morte de sua mãe, que estava em uma praia vestindo apenas sutiã; Algo raro de se pensar, pois Delia descreve sua mãe como uma mulher simples e submissa. Após o velório, Delia encontra homens que fizeram parte de sua infância e da vida de sua mãe. 

A narrativa em primeira pessoa mistura realidade, lembranças e imaginação criadas na mente de Dalia, que em algumas partes são um pouco confusas e se misturam com a realidade. Ao olhar a si mesma, muitas vezes ela se via no corpo e nos gestos da mãe. 

Li muitas resenhas positivas sobre o livro, mas não gostei, achei confuso e chato. Se já leu esse livro, me conta o que achou!


O homem mais inteligente da história

Autor: Augusto Cury

Gênero: Ficção 

Páginas: 272

Augusto Cury escreve sobre um psiquiatra e pesquisador da gestão da emoção, chamado Marco Polo, que é desafiado a estudar a mente de Jesus, descartando o lado religioso e focando na ciência. Depois de meuito relutar, por ser ateu, resolveu estudar focando na motivação de seus atos.

Ele, juntamente com dois teólogos, sendo um protestante e outro católico, um neurocirurgião ateu, e sua assistente como mediadora, participam de uma mesa-redonda para desvendar os motivos ocultos de Jesus por trás de cada atitude e palavra dita por Ele e pela descrição do médico Lucas.

Eu gostei de várias reflexões sobre as atitudes de Jesus, mas achei as descrições e participações dos personagens bem vagas. Porém as análises feitas na mesa-redonda foram muito interessantes e me fizeram pensar mais a respeito da humildade de Jesus e do amor que ele tem por nós.


Azeitona

Autor: Bruno Miranda

Gênero: Romance / Literatura Nacional

Páginas: 352

Ian é um adolescente de 16 anos que perdeu os pais logo cedo e que foi criado pela sua irmã mais velha, que está grávida. Um dia em que ele estava no na sala de espera do consultório médico e é abordado por uma produtora de um reality show de pais adolescentes, antes de rejeitar a proposta, ele vê o cachê e resolve participar do programa, mesmo não tendo ao menos uma namorada. Ian pensou nessa oportunidade como uma forma de agradecer a irmã por tudo que ela abdicou para poder criá-lo.

Mas para dar continuidade a isso ele pensou na primeira pessoa que veio a sua mente, Emília, uma colega de sala em que ele mal tinha trocado duas palavras. Após falar com ela, mesmo achando um absurdo tudo isso, ela resolve participar com ele também por causa do cachê.

Os dois embarcam nessa mentira e tentam adiar ao máximo contar todo o plano para as suas famílias, e claro, passando por muitas coisas dando errado. 

A leitura é leve e divertida. Me surpreendi positivamente, pois achei que não seria tão bom, mas a história é diferente e envolvente.

Um comentário:

  1. Fiquei curiosa com o Azeitona, que nome diferente, não vejo a hora de voltar a engatar nas minhas leituras

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir