6 de julho de 2018

7 dicas para reduzir o uso de plástico

Já parou para pensar na quantidade extrema de lixo que produzimos? Hoje em dia tem opções de descartáveis para tudo. Eu tento fazer minha parte economizando energia, reaproveitando a água da máquina de lavar roupas e mudando hábitos de limpeza, mas só isso não é suficiente.
Há um tempo, eu li uma matéria sobre uma baleia que morreu depois de engolir 80 sacolas de plástico que me deixou bem pensativa sobre a enorme quantidade de plástico que está presente na minha vida. 
Por isso, pensei em reunir várias opções de simples mudanças que podemos ter para começar a usar menos descartáveis.

1. Troque os copos descartáveis por copos de vidro.
Quando você vai receber amigos em casa usa copos descartáveis para ter menos trabalho na hora de lavar a louça? Agora, é hora de usar apenas copos de vidro e é válido falar para cada um lavar o seu para ajudar.

2. Ter sua própria garrafa de água/copo/caneca para evitar as feitas de plástico.
Dispense as compras de garrafas de água feitas de plástico e tenha a sua própria. Vai tomar aquele cafezinho? Utilize a sua própria caneca!
Olha que prático desse copo reutilizável. 

3. Dispense o uso de canudos.
O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo de plástico no mundo, e por não ser biodegradável, pode levar até mil anos para se decompor. Por isso, é hora de dispensá-los. Não consegue? Tenho outras opções: canudos de bambu (provém de uma fonte renovável e é reutilizável e lavável), encontrei aqui e aqui; canudos de vidro (reciclável, durável e elegante), encontrei aqui e aqui; canudos metálicos (podem ser de inox, aço ou alumínio), encontrei aqui e aqui.
Foto da exposição sobre a poluição plástica, no Aquário Marinho do Rio.

4. Compre cotonetes com hastes de papel.
Algumas marcas já aderiram cotonetes com hastes de papel reciclável e biodegradável, como a Affagio e a Needs.

5. Utilize produtos de limpeza feitos em casa.
Para reduzir a quantidade de embalagens de produtos de limpeza, a melhor opção é fazer seus próprios produtos. Eu já comentei aqui no blog sobre como o vinagre e o bicarbonato de sódio são uma ótima combinação para limpar a casa; lá no Um Ano Sem Lixo também tem opções para lavar louça sem produzir lixo, com sabão de coco e bucha vegetal, e uma receita de sabão líquido natural para lavar roupas.

6. Reutilize potes de vidro.
Além de todo o mal que as embalagens de plástico podem fazer a nossa saúde por causa do Bisfenol A (não sabe do que estou falando? Assista esse vídeo), também possui pequena durabilidade comparado ao vidro.  Prefira comprar molhos e cremes em potes de vidro. Outra vantagem, eles podem ser reutilizados de diversas maneiras para decoração e guardar mantimentos ou temperos.
Fonte da imagem.

7. Abandone o plástico-filme.
Uma ótima alternativa para abandonar o plástico para armazenar os alimentos é a embalagem criada pelo casal Carla e Lucas, que é feita com tecido 100% algodão e uma liga com cera de abelhas e outras matérias primas naturais. Ela serve para manter os alimentos frescos, embalar pedaços de frutas ou vegetais, envolver sanduíches ou lanches, embalar pães frescos, substituir o plástico nas compras a granel ou até mesmo embalar barras de sabonete na sua viagem. Já quero ter!
Essa belezura você encontra aqui.

O plástico realmente está em todos os lugares, principalmente nas embalagens, seja de comidas ou cosméticos, e cada pequena mudança já é um começo. Você tem mais alguma dica para reduzir o uso desse mal? Compartilha com a gente!

P.S.: Que tal participar do #julhosemplástico? A Cristal, do Um Ano Sem Lixo, fez um post sobre esse movimento.

23 comentários:

  1. 4, 5 e 7 são os pontos que referes que ainda não o faço, mas também eu ando a reduzir ao máximo o uso de plásticos e os que não consigo evitar coloco sempre na reciclagem. Se todos fizermos um pouco já será muito! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. super importantes essas dicas! acho que cada vez mais temos que ser conscientes com a produção do nosso lixo e tentar reduzir, reutilizar etc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post. Ultimamente, estou pesquisando muito sobre reduzir lixo, principalmente plástico.

    Dani Ramos
    Blog: https://donaengenhosa.com.br/
    Loja: https://www.elo7.com.br/donaengenhosa

    ResponderExcluir
  4. Estou estudando como reduzir o volume de lixo no geral aqui em casa, uma das soluções é reaproveitar as embalagens e nada de canudinho mesmo!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  5. Oie, gostei muito desse post e das dicas para reduzir volume de lixo plástico. Aqui em casa sempre reaproveitamos os potes de vidro e cada um tem sua própria garrada de água. E sempre que saio para comer fora, dispenso o uso de canudos. Ótimo post, parabéns!

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  6. MEU DEUS! Eu quero abraçar essa postagem e não largar nunca mais. Que pauta fundamental e que sensibilidade linda para trazê-la com um conteúdo tão bem apurado. Há pouco tempo fiz uma apuração no jornal no qual trabalho e descobrimos que, pela primeira vez, uma sacola plástica alcançou um nível do fundo do mar nunca antes tocado pelo ser humano. Foi assustador. Estamos destruindo e crendo que temos forças para reverter consequências, mas só temos para impedi-las. Adorei cada item!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  7. Amei suas dicas, de todas não sigo apenas duas. É super importante preservar o mundo onde nós vivemos, pois o mal que fazemos voltará para nós mesmos!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana as dicas, já quero um canudo desses na minha vida.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. bons conselhos e dicas
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, realmente é necessário despertar a consciência nas pessoas.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse post, Aline!
    Vi a Isa, do E agora, Isadora?, participando dessa campanha mas não sabia exatamente do que se tratava.
    Em maio, quando fui à Costa Rica, fiquei impressionada com as soluções que eles encontram pro plástico, muitas das coisas que usamos plástico eles fazem de papel, como copinhos descartáveis e todos os restaurantes que fui tinha canudinho de vidro. E logo em seguida, comecei a ver essa campanha incrível aqui no Brasil!

    Amei. Preciso tentar mais!
    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  12. Boas dicas. É preciso cuidar do ambiente!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  13. Dicas incríveis e muito úteis, reduzir o uso do plástico é uma questão muuuito importante pois precisamosss urgente disso para o bem do nosso planeta! <3
    Ameeei o post!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que interessante essa embalagem para guardar os alimentos, em tecido! Amei!

    Já dá pra procurar! Às vezes utilizo papel alumínio, e reutilizo ele milhares de vezes antes de descartar. Mas é outro material que deveria entrar na cadeia reversa, e não há muita iniciativa pra isso.

    Estou na campanha também. Muitas coisas eu já pratico por hábito, outras não conhecia opções para elas.
    Muito bom!

    :**

    ResponderExcluir
  15. Excelentes dicas!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post! Eu uso esse copo do menos1lixo e super recomendo, ele é ótimo! Quero muito um canudo de vidro para levar junto também. :) Beijos!

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas e quero levar esse conteúdo pro meu blog tbm
    Depois que comprei o canudo reutilizável, carrego para todos os lugares *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  18. Eu não uso mais canudos e levo sempre minha garrafinha d'água para os lugares. Fico com muita dor na consciência quando pego um canudo sem querer

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  19. Algumas das dicas citadas já botamos em prática aqui em casa (como as de reutilizar vidros), mas confesso que achei incrível a de guardar alimentos em pano de algodão, sem contar que nem sabia dos cotonetes de papel. Bjos

    ResponderExcluir
  20. Uma das coisas que não entendo dos finlandeses é a necessidade de embalar tudo em plástico. Acredita que até o pepino eles embalam?! Tipo WTF.
    Ali você escrever 'postes'ao invés de potes!
    Faltou colocar a famosa sacola reciclável, que você carrega pra não ter que trazer mais plástico pra casa.
    Amei o post!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o pepino? Credo...
      Obrigada por avisar do erro, li o post muitas vezes e não tinha visto!!!
      Faltou as sacolinhas de plástico mesmo! Beijos

      Excluir
  21. Já coloquei em prática por aqui alguns tópicos como a garrafinha de água própria, reutilização de vidros, além de dispensar os canudos nas bebidas ♥

    Aos poucos quero mudar ainda mais hábitos! Enfim, amei o post! Só ideias uteis! Já encaminhei o link pras minhas amigas :)

    ResponderExcluir