Minha irmã, que faz faculdade de arquitetura, e disse um dia que a melhor luz para se maquiar é a amarela, mas ela não sabia o porquê. Informação incompleta não é nenhuma ajuda... E pensando nisso, fui pesquisar sobre como utilizar a luz correta.
Com isso, descobri que a melhor iluminação não tem a ver com a cor da lâmpada, mas sim com as características dela, que é a capacidade de refletir as cores. Aí parece que tudo complica, mas na verdade é bem simples.
Bom, para isso, é preciso saber que o IRC é o índice de reprodução de cores, e é a sua intensidade que tem a influência na hora de maquiar.
A nossa pele possui pigmentos vermelhos e amarelos, por isso, a iluminação deve ser constituída de lâmpadas com IRC acima de 80. Porque quanto mais próximo for de 100, maior será a reflexão das cores; ou seja, se o IRC for 100, a reflexão das cores é 100%.
As lâmpadas incandescentes (luz quente) são mais indicadas, pois apresentam IRC em torno de 100. As lâmpadas LED apresentam hoje o IRC em torno de 85 a 90. Já as lâmpadas fluorescentes (luz fria) já chegam a 85 ou ainda até 90. A questão é que as lâmpadas fluorescentes de baixa qualidade costumam ter o IRC menor, fazendo com que a emissão da tonalidade azulada, inexistente nos pigmentos da pele, seja aumentada, que é rebatida pelos pigmentos da maquiagem, dando aparência de acinzentado. Por isso, as vezes pode acontecer isso:
Conclusão: Ficar de olho no IRC!
O mais indicado, é utilizar o espelho com lâmpadas incandescentes em volta; mas devemos tomar cuidado, pois esse tipo de lâmpada esquenta bastante. Mas, como nem tudo é possível, colocar duas luminárias de cor difusa (tipo abajur) em cada lado do rosto já melhora bastante.
As lâmpadas fluorescentes tubulares embutidas atrás do espelho de todos os lados também á uma ótima solução. Isso porque a luz indireta não cria sombras e permite a melhor visualização do rosto.
E as paredes brancas ao lado da bancada podem refletir a luz da lâmpada e alterar a cor que percebemos ao maquiar.
Então, a melhor solução é misturar a luz quente, a fria e a natural para um melhor equilíbrio. Como nem sempre é possível, a melhor maneira é ir adaptando até conseguir um resultado que achar melhor, evitando criar sombras no rosto.
P.S.: Eu esqueci de anotar os links das imagens, mas todas foram resultados de pesquisas nas imagens do Google.
Eu já tinha ouvido falar das paredes brancas mas não da luz amarela. Achei bem interessante até porque estou reformando meu quarto e é sempre bom ter dicas como essa, sabe?
ResponderExcluirBeijos
http://www.bsacasamentos.com/
Nossa, eu não fazia a mínima ideia disso, gostei de saber.
ResponderExcluirhttp://www.charme-se.com/
Nossa, amei essa dica!
ResponderExcluirhttp://marymicucci.com
muito importante a iluminação na hora de se maquiar ,quantas vezes ja não sai toda cagada na rua porque não tinha a iluminação adequada.
ResponderExcluiradorei o post querida super util .
www.rennataferreira.com
Muito boas as dicas!!! Gostei!
ResponderExcluirValeu pelo comentário lá no blog da menina!!!
Bju no coração!
:D
Obrigada pela dica, vou comprar dois abajures e fazer isso e sei que vai me ajudar demais.
ResponderExcluirBeijos
http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/
Dicas maravilhosas!!
ResponderExcluirhttp://blogkentrenosnf.blogspot.com.br/
ótimo post! =)
ResponderExcluirBlog do Sofá
do Sofá
Ótimo post! Super esclarecedor! Parabéns baby! Beijos!
ResponderExcluirwww.edcolucci.weebly.com