8 de janeiro de 2018

O dia que eu abandonei Jane Austen

Esse post é um breve relato sobre o livro mais lindo da minha estante, que foi abandonado na página 376. Se você ama Jane Austen, já pedirei desculpas, mas não consegui.

Não gosto de abandonar um livro, por mais que não esteja gostando da história. Como aconteceu com "Cidades de Papel", vou lendo na esperança de ter um bom final.
Mas nesse caso, em três histórias, parei na metade da segunda. Demorei muito tempo para ler, e como não gosto de ler mais de um livro por vez, me sentia mal por ficar tanto tempo com o mesmo livro.
Sobre Razão e Sensibilidade: A história trás duas irmãs como protagonistas. Elinor, a mais velha, a mais racional, possui um excelente coração, um temperamento afetuoso e sentimentos fortes, mas sabe como governá-los. Mariane, a irmã do meio, sensível e inteligente, mas intensa em tudo. generosa, agradável, interessante, e nada prudente. Podemos perceber que as duas são opostos, o equilíbrio entre a razão e a sensibilidade.
A autora mescla momentos felizes e outros muito tristes. É bem notável a crítica de comportamentos da sociedade da época, em que a união pela conveniência econômica as vezes fala mais alto que os verdadeiros sentimentos.
Achei que as personagens foram bem escritas, gostei dos detalhes, mas a história é muito cansativa.

Sobre Orgulho e Preconceito: A história é uma crítica a sociedade, mostrando o preconceito das posições sociais. Gostei bastante da protagonista Elisabeth bem humorada, inteligente, irônica e animada. Além da forma em que a autora mostra a personalidade dos personagens, a mãe de Elisabeth tem o objetivo de vida casar suas filhas com homens honrados e ricos.
Mas parei na metade da história e deixo aqui o minha frustração de não conseguir mesmo terminar o livro.

Persuasão, nem cheguei a ler.
Eu tentei, eu tentei!

16 comentários:

  1. E eu nunca li Jane Austen, estava pensando em ler Orgulho e Preconceito pra depois ver o filme (que tbm nunca vi), vou tentar e depois te falo se consegui terminar!! rsrs...

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Te entendo, eu não sou fã de livros de época, sou doida pela capa dos livros da Jane Austen, os filmes também... Mas não consigo ler, eu tentei também

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro só que a capa é rosa e ao invés dos nomes dos livros é o nome de Jane em dourado. É lindo!
    Ainda estou no comecinho de Razão e Sensibilidade porque não consigo fazer a história fluir... Leio só quando lembro e estou muito à toa, mas sou persistente! Leio até o fim mesmo não gostando só pra falar mal com propriedade, kkkkkk.
    Beijo enorme ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Eu também gosto de ler o livro até o final, mas dessa vez não consegui mesmo.

      Excluir
  4. Eu ainda não li, mas a minha cunhada e minha sogra simplesmente amam, agora estou na dúvida se leio ou não rs
    acho que vou tentar e depois venho contar o que achei....
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, romances de época não me empolgam muito, confesso. Jane Austen é uma dessas autoras clássicas, que todo mundo acaba esbarrando uma hora ou outra... mas se não rolou para você, tudo bem! De repente você retoma a leitura em uma outra fase da sua vida e ela flui mais naturalmente... Um beijo querida :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  6. Que pena que você não conseguiu terminar... São realmente livros muito bons. Quer dizer, ainda não li Razão e Sensibilidade, mas tá na minha meta do ano. Porém, livros têm sua hora certa de serem lidos. Quem sabe cê retoma daqui algum tempo, né?

    ;*

    ResponderExcluir
  7. O primeiro que li dela foi justamente o que você parou huahua, eu fui lendo devagar pois demora mesmo a pegar um ritmo

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  8. sempre quis ler orgulho e preconceito mas percebo perfeitamente não o teres acabado dont worry
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Cidades de Papel foi a maior decepção que li, o livro chato e de final ruim rsrs. Puxa, tenho vontade de ler esses livros, da uma chance quem sabe.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Babe, eu te entendo :/
    Eu nunca li nenhum livro da Janes, tenho vontade, mas passei pela frustração de abandonar um livro.

    Beijos ❤️
    Supimpa Girl

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu amo demais "Orgulho e Preconceito"!!! Acho que é mais interessante começar por ele do que por "Razão e Sensibilidade", que acho meio parado. Tenta ver o filme da década de 1990 de R&S. Tem quem goste do filme dos anos 2000 de O&P, mas eu abomino, talvez porque goste tanto assim do livro. OU! Em parte o roteiro de Bridget Jones é baseado em O&P, talvez te anime mais pensar assim, hehehe...

    O&P meu livro preferido e o protegerei sempre, hahaha!

    http://virginiamoon.net

    ResponderExcluir
  12. Menina, eu confesso que me arrastei quando li Jane Austen! Li "Orgulho e Preconceito" e até achei legal, mas algo na história não me pegou... Acontece, né? E esse livro é realmente lindo :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu comecei a ler Orgulho e Preconceito a muito tempo, mas era pdf, e parei de ler porque queria mesmo comprar o livro fisico, eu achei a leitura dificil, mas é compreensivel, o livro é um clássico, eu gostei do senso de humor da protagonista, meio acida, vou ler quando comprar o fisico com certeza.

    ResponderExcluir