5 de maio de 2022

As Cinco Linguagens do Amor

As Cinco Linguagens do Amor é um livro escrito por Gary Chapman em 2013 e desde então tem sido referência em muitas conversas sobre o amor. Ele percebeu que cada pessoa adota uma linguagem pela qual escolheu, mesmo que inconscientemente, dar e receber amor.

A princípio você pode até não se interessar por esse assunto, mas garanto que faz total sentido quando tentamos entender melhor nossos relacionamentos e quando queremos fazer com que se torne cada vez melhor.

Algumas vezes pode passar em nossa mente que nosso namorado(a) / marido(esposa) / filho(a) / amigo(a) não nos ama porque não demonstra esse amor da maneira que esperamos. E Chapman nos mostra nesse livro que existem cinco linguagens do amor, que são maneiras variadas que nós entendemos e demonstramos o amor.

Normalmente apresentamos a linguagem do amor que gostaríamos de receber, mas nem sempre nosso companheiro possui a mesma linguagem. 

 

Que tal descobrir qual a sua linguagem do amor?

1. Palavras de afirmação: quando um elogio recebido de maneira sincera, sem esperar nada em troca, nos dá o entendimento de quanto a pessoa se importa com nossas ações. Através desses elogios nos sentimos amados e valorizados.

2. Tempo de qualidade: quando passar um tempo juntos vale mais que qualquer outra demostração de amor. E esse tempo não significa apenas estar perto e cada um fazendo uma atividade, como usar o celular ou assistir tv, mas sim conversar, sair para jantar, ir em um teatro e fazer alguma atividade dedicando a atenção exclusiva a esse momento.

3. Receber presentes: quando a pessoa se sente amada quando recebe presentes. E essa linguagem do amor é aplicada a qualquer coisa que se recebe, um simples bilhete ou um presente caro.

4. Atos de serviço: são formas de servir outra pessoa e que podem ser as mais variadas possíveis, como preparar uma boa refeição, lavar a louça, levar o lixo pra fora, pintar um cômodo da casa, cortar a grama, etc.

5. Toque físico: quando a pessoa se sente amanda com um beijo, abraço, ao receber uma massagem, cafuné, andar de mãos dadas, ou ainda ao sentar juntinhos para assistir um filme. As palavras talvez não tenham muita importância, mas o toque físico comunicará que você se preocupa com a pessoa.

Durante a explicação de cada linguagem, temos exemplos diversos e maneiras de aperfeiçoarmos cada linguagem baseada na linguagem do amor da pessoa que amamos.

Após explicar cada linguagem do amor, Chapman relata como podem ser percebidas nos filhos e aplicadas para que eles se sintam amados pelos pais.

Se mesmo com esse resumo você não descobriu qual a sua linguagem do amor, recomendo a leitura do livro, porém tem alguns testes online para ajudar: esse aqui e esse aqui.

A minha linguagem do amor é tempo de qualidade com um pouco de receber presentes, a do meu marido é tempo de qualidade com um pouco de atos de serviço. E acho tão bom que temos basicamente a mesma linguagem do amor, e assim a gente gosta de passar o tempo juntos assistindo um filme, saindo pra passear de moto ou conhecendo algum barzinho novo. 

Qual a sua linguagem do amor?

14 comentários:

  1. Oi Aline! Nossa, que interessante, não conhecia essa discussão sobre a linguagem do amor. Fui correndo fazer um dos testes, para descobrir a minha e deu "tempo de qualidade", o que fez total sentido para mim. Agora é só convencer o marido a fazer o teste também, estou curiosa para saber o resultado. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Tenho vontade de ler esse livro.É interessante notar como todos nós demonstramos amor de forma diferentes.
    Eu acredito que minha linguagem de amor seja atos de serviço ou toque físico.

    Amei o post

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. e quando a sua linguagem do amor é todas??? hehehe mas amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso é ótimo! Mas pelo menos uma deve prevalecer, não é possivel! hahaha

      Excluir
  4. segundo o teste, eu tenho VÁRIOS estilos de amor empatados. seria eu a famosa alta manutenção? hahaha mas meus principais acho que são toque e tempo de qualidade, principalmente conversando sobre assuntos bem profundos e/ou viajados. gostei que esse segundo texte “quebra” o tempo de qualidade em foco e intelecto, o que me deixou pensativa. acho divertido e importante saber essas coisas sobre a gente, sempre bom se entender melhor, né?

    beijos, aline!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho divertido saber essas coisas sobre a gente... Parece que passamos a nos conhecer melhor, ou aprestar mais atenção em nós mesmos né!

      Excluir
  5. Eu adorooo esse tema!!
    Quando descobri sobre as Cinco Linguagens do Amor eu fiquei encantada e tudo fez mais sentido, acho que todas as pessoas deveriam aprender sobe isso.
    Eu acredito demonstrar e gostar de todas um pouco, mas pra em especial gosto muito da palavras de afirmação.
    Meu namorado também tem um pouco de tudo, mas o que ele mais gosta é tempo de qualidade e toque físico.
    Adorei a postagem :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Aline.
    Adoraria ler essa obra. Sem dúvida a minha linguagem do amor é o toque físico. Adoro abraçar meus amigos quando eu os encontro. O Abraço traduz mais do que mil palavras.
    big beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bem?
    Ain já li esse livro , e ele é maravilhoso, já dei até um estudo sobre ele na igreja.
    É muito bom alcançar conhecimento sobre nós e sobre as pessoas que estão a nossa volta né?
    Muitos pais e filhos, casais se desentendem justamente pela falta de conhecimento da linguagem de amor do outro.
    amei seu post.

    Beeijos, até mais!
    www.thaisbaruk.com.br

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo comentário lá no blog Aline ♥
    Poste mais vezes aqui, adoro seu conteúdo!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse tema!

    Li o livro e já logo emprestei para meu namorado. Vimos que eu sou "atos de serviço" e ele é "toque físico", mas ambos temos muito de "tempo de qualidade". Aprender mais sobre isso nos poupou de vários atritos e nos fez melhorar muito como casal.

    É maravilhoso...

    Abraços,
    Bruna
    https://falacatarina.com/

    ResponderExcluir
  10. É fundamental se conhecer e conhecer o outro também. Post bem explicativo e direto ao ponto. Gostei.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Esses dias estavamos discutindo sobre isso, e eu falei com ele que gosto de receber presentes, haha adoro dar, então gosto de receber também, alem do tempo de qualidade. Ai fezemos aqueles testes da internet e o dele saiu certinho, atos de serviço/tempo de qualidade. Muito bom descobrirmos isso, mas claro que na relação é bom ter um pouco de cada hihi.

    ResponderExcluir
  12. já quero ler esse livro! na minha cabeça a minha linguagem de amor é o tempo de qualidade com uma pitada de "ser mimada", mas os dois testes deram resultados diferentes, por isso vou pesquisar mais sobre o tema

    beijosss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir