14 de julho de 2017

Quatro produtos que parei de consumir

Eu acho muito importante a mudança de pensamentos e a questão do minimalismo reduzindo o consumismo daquilo que não tenho necessidade. E nada adianta apenas achar algo legal e não fazer nada a respeito, por isso eu gosto de visitar alguns sites e aprender mais sobre como reaproveitar algumas coisas e reduzir o que eu compro/gasto.
Além disso, também acho importante a questão de pensar mais no meio ambiente (olha a mente de engenheira ambiental aí), consumindo mais produtos naturais e menos industrializados. 
Um exemplo disso, é a técnica no poo, em que consiste em não usar produtos com silicones insolúveis e petrolatos, que além de não fazem bem para o cabelo, fazem mal para o meio ambiente.

Então, listei quatro produtos que parei de consumir e expliquei os motivos a seguir.
1. Produtos multiuso.
Eu comecei parando de usar uma marca específica porque li em algum lugar que esse produto amarela os móveis e eletrodomésticos, e então passei a utilizar vinagre, bicarbonato de sódio e detergente (que está sendo substituído por sabão de coco em barra) nas limpezas de casa. E quando fui reparar, estava comprando muito menos produtos de limpeza. O vinagre e o bicarbonato de sódio possuem diversas finalidades, principalmente juntos. E para a casa ficar com aquele cheirinho bom? Só utilizar algumas gotas de óleo essencial. 
No canal "A dica do dia" tem um vídeo com 10 dicas com vinagre e outro com 10 dicas com bicarbonato de sódio

2. Margarina.
Meu pai uma vez disse que "margarina é plástico derretido". Na hora, e nem dei muita bola, mas depois fui pesquisar mais sobre o assunto e acabei pensando que até que ele tem razão. Não sei se é no sentido literal, mas, a margarina é produzida do óleo vegetal, através de um processo de hidrogenação; ou seja, é um produto artificial, cheio de gordura e aditivos. Já a manteiga é de origem animal, produzida através do leite. Então, essa se tornou a minha opção na hora de comer aquele pão de sal bem quentinho.
Li no livro "Whole 30" que a manteiga ghee é mais saudável. E a Bela Gil nos ensina a fazê-la em casa. E encontrei um vídeo bem simples explicando a diferença entre a manteiga e a margarina.

3. Extrato de tomate.
Desde que vi o molho de tomate caseiro da Gabriela Kapim, do programa do GNT "Socorro meu filho come mal", aboli os extratos de tomate e faço os meus próprios molhos e deixo prontos no congelador. Além de ficarem muto bons, são mais saudáveis.

4. Refrigerante.
Além do grande teor de açúcar, eles são muito ácidos. No início, foi meio difícil, mas depois consegui não me importar mais com o vício que eu tinha.
O Dr. Drauzio Varella fez um vídeo bem sobre o vício em refrigerante.

Esse post foi inspirado no vídeo da Marieli Mallmann

Se você também se interessa pelo assunto, recomendo o "Um ano sem lixo", um blog criado pela Cristal com o intuito de reduzir o lixo que ela produz, e que é uma grande inspiração.

E você, tem algum produto que parou de consumir?

26 comentários:

  1. Também parei de consumir margarina pelas mesmas razões! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Genteeee
    Uso td isso!

    Vou ver o blog da Cristal.

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha em questão aos produtos de limpeza eu uso bastante vinagre com detergente e na cozinha amo aquele Ciff kkkkk agora extrato de tomate eu uso bastante e refrigerante eu tomo moderadamente porque sei que é uma bomba kkkkkkk

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante hein!
    Vou testar essa do vinagre. Mas acho que o refri não consigo largar não...
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  5. nossa eu em tinha parado pra pensar nisso tudo, me assustei com a margarina, e extrato de tomate também não é legal? What? estou em choque, vou dar uma olhada nas dicas de como limpar com vinagre e bicarbonato de sódio, ótimo post, mas me fez ficar encucada haha

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me assustei quando fui descobrindo essas coisas. Beijos

      Excluir
  6. também leio a cristal!
    aqui em casa, por iniciativa de mamãe, estamos substituindo produtos de limpeza por bicarbonato e vinagre também. na museologia o bicarbonato é ingrediente de algumas higienizações não-abrasivas também, que substância maravilhosa!
    vamos tentar substituir a esponja pela vegetal, e fazer o nosso próprio sabão, espero. quero me desfazer de muito objeto também, e talvez reutilizar algumas outras coisas no jardim. não vejo a hora de me sentir mais leve, tendo menos e aproveitando mais.

    beijo!

    Helen
    um velho mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha sogra faz o próprio sabão para lavar roupas e a louça. Isso sim é legal né!
      Obrigada pelo seu comentário! ♥ Beijos

      Excluir
  7. Oi Aline, margarina eu nunca consumi e refrigerante eu parei de tomar há anos. Não sinto nenhuma falta e acho insuportavelmente doce hoje em dia. Molho e extrato e tomate realmente são facílimos de fazer em casa ~ fora que ficam MUITO mais gostosos, né? Tenho muita vontade de eliminar vários tipos de produtos de limpeza industrializados da minha casa, preciso pesquisar com calma substitutos mais naturais para isso. Beijo, beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  8. Menina, quero cortar muitos produtos por aqui também.
    Aqui eu uso bastante o bicarbonado , mas amo produto de limpeza e sempre quero testar algum diferente.

    Mas quero tentar fazer o meu próprio extrato de tomate, é uma coisa que já esta na minha listinha de desejos á um tempão. Refrigerante é uma coisa que já cortamos da nossa lista, estamos fazendo bastante suco natural pro almoço ou preferindo tomar água.

    adorei seu blog
    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir
  9. Que post sensacional Aline, não sabia disso da margarina e reparei que alguns móveis meus ficaram amarelados, vou abolir os multiusos daqui de casa! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Que poste e ideia maravilhosa.
    Ótimas dicas.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu gostei do post.
    Tenho q me policiar quanto a esses alimentos....
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  12. Hey Aline! Também tenho parado de utilizar os três últimos itens da sua lista. Como moro com minha mãe, o primeiro é ela que compra, mas já passei o link do post para ver que existem alternativas sim! hehehe Ela sempre falou isso da margarina e logo que descobri a internet pesquisei e tomei uma repulsa :~ Parei com o refri também. Beber refrigerante sempre me fazia mal. Ficava toda inchada e pensava que era normal, mas isso não é normal.
    Parei de consumir carne e esse foi a maior passo que já dei na minha vida em questões alimentares e além de seguir minhas ideologias, né :]
    Já ouvi falar do "Um ano sem lixo", mas vou ler agora pela primeira vez.
    Obrigada pelas dicas!
    Beeeijos, Ingrid.

    http://www.utopiananuvem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero tentar ficar um tempo sem carne e sem doces. Mas é um grande desafio pra mim. Beijos!

      Excluir
  13. Não bebo refrigerante há uns 10 anos e não sinto falta alguma, os outros itens achei bem interessantes e vou tentar também.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Aline,

    Em questão de refrigerante só bebo aos finais de semana um copo pela metade porque me satisfaz. As vezes de fds nem bebo, é muito raro. Os outros itens vou verificar com os meus pais também.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  15. Eu sou dessas pessoas que acha legal, mas não faz nada ou quase nada pra mudar, eu sei isso é péssimo :(
    Minha mãe não come margarina porque ela sabe disso que é "só plástico derretido".
    Eu não sou fã de refrigerante, nem o pessoal aqui de casa então acho que isso é a única coisa que não utilizo tanto...
    Aqui em casa separamos o lixo e percebemos o quanto a gente produz, até nos assustamos ás vezes.

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa Aline, eu nem imaginava essa da margarina! Só a manteiga a partir de agora, então!
    O Refri eu passo, nunca fui muito chegada! rsrs...

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. margarina eu também parei de comprar... molho de tomate tenho muuuita vontade de parar de comprar os industrializados e fazer os meus, mas ainda consumo :(

    ResponderExcluir
  18. só o refrigerante q consegui para d consumir, mas nao sabia sobre os outros. adorei seu blog. beijinhos https://beperes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ainda estou na luta por enquanto só não tomo refrigerante.
    Adorei conhecer seu blog, sucesso!
    Beijos,
    www.blogmarianapaixao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Estou apaixonada pelo seu post, do ano passado para cá estou mais antenada a estas coisas e tentando mudar aos poucos. refrigerante já estou diminuindo bem. Margarina eu ja falei pro meu marido para parar de comprar, vou tentar fazer molho de tomate aqui em casa e os multuso de limpeza eu não fazia ideia. OBRIGADA <3
    Charme-se

    ResponderExcluir
  21. Babe, de todos esses produtos que você parou de consumir, temos em comum o refrigerante. Não tomo há anos e não me faz falta. Adorei o seu post, aliás adoro os seus posts ❤

    Beijão, linda
    Supimpa Girl

    ResponderExcluir
  22. MUITO bom o post, Aline!
    Eu nunca consumi margarina mas sou bastante viciada em refrigerante mas, pelo menos, só consumo fora de casa!
    Outra coisa que tenho muita vontade de começar a fazer é meu próprio extrato de tomate, vamos ver se coloco em prática!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  23. preciso parar de beber refrigerante. sei que faz muito mal, mas sou viciada. vou ver o vídeo do dr. Drauzio já.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir